CATEQUESE COM PAIS E PADRINHOS

O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã (CIC 1213). É o primeiro sacramento que recebemos! É a porta de entrada na Comunidade cristã. No Batismo recebemos a responsabilidade de viver no mundo como filhos de Deus, marcados pela Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Ele nos liberta do pecado e nos faz membros de Cristo e nos incorpora na Igreja, para participar da sua missão.

O Batismo é o mais belo dom de Deus na nossa vida! Os gestos e as palavras da celebração deste sacramento revelam a riqueza do seu significado. Batizar significa mergulhar, imergir. O mergulho nas águas batismais lembra o sepultamento da pessoa na morte de Cristo e o seu nascimento como criatura nova (2Cor 5,17; Gal 6,15). O batizado renasce como filho de Deus e da Igreja (Gal 4,6), membro de Cristo (1Cor 6,15; 12,12-13) e templo do Espírito Santo (1Cor 3,16; 6,19; CIC 1265), livre do pecado.

O sacramento do Batismo imprime o caráter indelével da pertença a Cristo (CIC 849), sinal que nenhum pecado pode apagar. O Batismo não pode ser apagado e nem repetido (CIC 1272).

O Batismo é a resposta do ser humano à proposta de Deus e inclui o compromisso de continuar a missão de Jesus Cristo (Mt 28,19; At 5,42; LG 17). Ele faz do cristão sinal e instrumento de salvação para os homens (1Pd 2,9; LG 9; GS 32.40). Pelo Batismo, participamos do único sacerdócio de Cristo, como sacerdote, profeta e rei (CIC 1268).

A vida divina que a pessoa recebe no sacramento do Batismo cresce e produz frutos na medida em que o compromisso de seguir Jesus, no serviço, no diálogo, no anúncio do evangelho e no testemunho, vai sendo assumido.

Preparação

A preparação dos pais, dos padrinhos e madrinhas para o Batismo acontece na Matriz Santa Luzia.

É importante saber que as crianças acima de oito anos já podem entrar no caminho da catequese com crianças. Durante a catequese, ela recebe o sacramento do Batismo e se prepara para a Primeira Eucaristia.

Padrinhos e madrinhas.

O padrinho ou a madrinha deve ser cristão firme, capaz e pronto a ajudar o novo batizado a comportar-se fielmente de acordo com a vocação cristã recebida (Cânones 872-874; CIC 1255). O Cânon 873 estabelece as condições para que o fiel cristão assuma a missão de padrinho ou madrinha. Trata-se de condição e não de exclusão.

A Igreja sugere que, o padrinho ou a madrinha seja, de testemunho cristão; seja escolhido pelo batizando ou por seus responsáveis; tenha capacidade para esta missão e intenção de desempenhá-la; tenha completado 16 anos de idade; seja católico, batizado, tenha feito a primeira comunhão e seja crismado e quando for um casal, é bom que sejam casados pela Igreja, especialmente quando os pais não o são.

Quando a pessoa escolhida pelo batizando ou pela família não consegue atender estas sugestões, ela pode ser admitida como testemunha do Batizado, assumindo a sua missão, consciente que ainda precisa amadurecer na caminhada de fé. Neste caso é importante que outra pessoa seja o padrinho ou a madrinha do batizado. Esta missão pode ser confiada a uma pessoa da comunidade.

O adolescente, a partir dos 14 anos de idade, que ainda não foi batizado pode fazer a preparação para o sacramento do Batismo na Catequese com jovens e ao final deste caminho, receberá o Batismo, a Primeira Eucaristia e a Crisma. Os três sacramentos da Iniciação Cristã.