A abertura do Ano Vocacional na Diocese de Santo André

Acontece no dia 1º de dezembro (domingo), às 19h, com a missa a ser celebrada pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense.

Para falar sobre o assunto, o assessor diocesano da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves Costa, conversou com a reportagem da Diocese de Santo André:

Quais os objetivos do Ano Vocacional Diocesano?

É a primeira vez que estamos celebrando o Ano Vocacional em nossa Diocese de Santo André. A iniciativa surge pela questão da ausência das vocações e o nosso objetivo principal é conscientizar os fiéis, as pessoas sobre a importância de uma cultura vocacional. Podemos pedir sempre a Deus que mande operários para a messe. A nossa diocese é muito grande, tem muitos desafios e nós precisamos de sacerdotes para poder continuar e ajudar o povo de Deus a desenvolver os seus dons.

Estamos elaborando desde esse ano a questão do Ano Vocacional, para podermos assim fazermos um trabalho mais efetivo com relação a essas necessidades de sacerdote, sobretudo, mas também temos o objetivo de conscientizar as famílias, os lares cristãos sobre a importância da questão vocacional.

E como será a abertura do Ano Vocacional em nossa diocese?

Uma vez que o nosso bispo diocesano, juntamente com o Conselho dos Presbíteros e o Conselho de Pastoral, aprovaram a ideia do Ano Vocacional, nós marcamos a data de início para 1º de dezembro, que é o início do novo ciclo do ano litúrgico, 1º Domingo do Tempo do Advento, nos preparando para o Natal. Então será essa data que vai marcar o início do Ano Vocacional das atividades vocacionais deste ano em nossa diocese.

Nós vamos fazer a abertura em todas as paróquias, através do ABC Litúrgico, que é o folheto que dá unidade para toda a nossa diocese. O folheto será especial sobre a abertura do Ano Vocacional. E assim todas as paróquias, comunidades que celebrarem o 1º Domingo do Tempo do Advento saberão que estamos num ano diferenciado, ou seja, começar algo novo.

Mas para que haja também um momento simbólico, significativo diocesano, vamos ter a missa das 19h, na Catedral do Carmo, que será presidida pelo nosso bispo Dom Pedro, que vai abrir oficialmente esse ano vocacional. Contaremos neste dia com as presenças dos seminaristas, de congregações religiosas, do pessoal do Serviço de Animação Vocacional, onde juntos como diocese, nós então marcaremos o início deste Ano Vocacional.

Poderia adiantar algo especial que acontecerá durante a missa?

Nesta missa vamos fazer o envio dos ícones do Bom Pastor. A centralidade do Ano Vocacional vai ser uma centralidade cristológica. Então pelo envio do Bom Pastor às comunidades nós vamos, então, ter esse foco do pastor que chama, que convida, que nos atrai e nós queremos acolher o nosso chamado vocacional correspondendo e dizendo sim para que possa dar a nós, os dons necessários para cumprirmos a nossa vocação.

Cada região pastoral receberá um desses ícones. Então serão dez ícones que visitarão as dez regiões, ao longo de todo ano. Cada padre coordenador regional vai organizar o calendário e todas as 106 paróquias receberão por um período, o ícone do Bom Pastor.

Como foi a escolha do tema do Ano Vocacional Diocesano?

O tema do Ano Vocacional é “Acolho o teu Chamado”, em sintonia com o Sínodo Diocesano, cujas urgências e as diretrizes falam sobre a questão da Acolhida e da Missão. Para que haja missionários nós precisamos corresponder, então, ao nosso chamado de Deus, a nossa vocação. Por isso na primeira pessoa do singular, acolho o teu chamado.

Que cada um de nós possa aprender a acolher o nosso chamado, acolher a nossa vocação, colocando assim os nossos dons a serviço da missão para que o Reino de Deus possa crescer sempre mais.

30/11/2019

Fonte: https://www.diocesesa.org.br/2019/11/abertura-do-ano-vocacional-diocesano-ocorre-no-dia-1o-de-dezembro/