O mês da Bíblia na Igreja do Brasil

Escrita em pergaminhos ou folhas de papiro, impressa em livros, talhada em pedras ou esculpida nos corações, a Bíblia é o livro traduzido para mais de 2.935 línguas diferentes (dados da Sociedade Bíblica Unidas 2015), ainda assim, continua um livro muitas vezes desconhecido. Muitos a têm em casa, mas não a abre. Outros – como a um amuleto – a deixam aberta num lugar de destaque na  sala, mas não a leem.

Hoje em dia, a Bíblia desperta cada vez mais, o interesse do povo cristão, principalmente nos círculos bíblicos, local que por excelência, orienta a reflexão sobre a vida.

A Igreja do Brasil, pós Concílio Vaticano II, nos trouxe um valioso reforço e impulso para a prática da leitura comunitária da Bíblia escolhendo e determinando o mês de setembro, o mês da Bíblia para toda nossa Igreja. Tal mês foi determinado a partir de 1971, entretanto, a Igreja do Brasil, já desde 1947 tinha o hábito de guardar o último domingo de setembro como o dia da Bíblia. Isso se deu em homenagem a São Jerônimo, o qual nasceu em 340 e faleceu em 420 d.C., tendo seu dia comemorativo celebrado em 30 de setembro. São Jerônimo foi o tradutor da Bíblia da língua hebraica e grega para o latim, originando a tradução chamada de Vulgata (Séc. V d.C.).

Leia o artigo completo: Mês da Bíblia.pdf

13/9/2019