Nossa ação pastoral é o anúncio do Evangelho de Jesus

A Assembleia Paroquial é um momento importante de avaliação e planejamento, de confraternização e celebração, de formação e de oração, que reforça o nosso compromisso pastoral. Na Assembleia, a Paróquia renova o seu propósito de anunciar e construir o Reino de Deus. A avaliação e o planejamento da pastoral renovam e dinamizam as nossas ações. 

O nosso plano pastoral é o anúncio do Evangelho. Planejamos para trabalhar de modo responsável, solidário e organizado; para que as nossas comunidades sejam mais fiéis a Jesus e cumpram melhor a sua missão. Planejamos para construir a comunidade e processar melhor as nossas energias e os nossos talentos no serviço eclesial; para perceber e responder melhor aos desafios da evangelização; para superar individualismos e viver a comunhão; planejamos para ser sinais de unidade e comunhão fraterna.

A alegria é o testemunho mais convincente em favor da evangelização. A vitalidade das nossas comunidades depende da saída para anunciar o evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora e sem medo (cfr. EG 22-23). A pedagogia de Deus, em seu trato com o ser humano, é a de uma grande caridade (...). A forma como Deus se comporta com o ser humano é um desafio, um sinal de como devemos nos comportar. 

A nossa comunidade é a Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e filhas, em contato com as famílias e com a vida do povo. A comunidade não pode ser uma estrutura complicada, separada das pessoas, nem um grupo de eleitos que olham apenas para si mesmos. Ela deve ser a presença da Igreja no território, deve ser o lugar da escuta da Palavra, do crescimento na vida cristã, do diálogo, do anúncio, da caridade generosa, da adoração e da celebração, da misericórdia de Deus e da solidariedade. Por meio das suas atividades, a comunidade deve incentivar e formar os seus membros como agentes da evangelização. A comunidade e deve ser o santuário onde os sedentos vão beber para continuarem o caminho. 

Saiamos

para oferecer, a todos, a vida de Jesus Cristo! Os tantos irmãos e irmãs que vivem sem a força, sem a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha e sem um horizonte de sentido da vida, devem preocupar e inquietar a nossa consciência de cristãos (EG 34; 35; 39; 43; 44; 49).

Para que a nossa Paróquia seja uma rede de comunidades, pastorais e grupos capazes de se articularem, conseguindo que seus membros se sintam realmente discípulos e missionários de Jesus Cristo (DAp. 172) queremos viver este ano pastoral, Ano Pastoral, assumindo compromissos com o Evangelho no âmbito missionário, atentos à realidade onde estamos, em sintonia com o Sínodo Diocesano.

29/08/2019

Fonte: Padre Clemilson Teodoro