A importância do padre para nós

Desde 1929, o Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto. Portanto, essa é a 90ª comemoração da data, sendo originária da Festa de São João Maria Vianney, uma vez que Papa Pio XI o proclamou “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.

Também conhecido como Cura D’Ars, São João Maria Vianney foi um exemplo de santidade, dedicação e perseverança na construção do caminho da salvação. É uma inspiração para muitos sacerdotes. E os sacerdotes também inspiram muitas pessoas no caminho da evangelização e de uma sociedade com mais amor e solidariedade.

A pergunta é simples e objetiva: Qual a importância do padre para nós?

E a assistente social Rosiléia de Moura Lima tem uma história interessante e religiosa dentro da família. Três cunhados são sacerdotes: Frei Gabriel, padres Anchieta e Aureliano.

“A principal (importância do padre), pra mim, é ser a pessoa apta a celebrar a Santa Eucaristia, nos aproximando do maior mistério da nossa fé. E ser o dirigente espiritual da comunidade, das pastorais. Conduzir o rebanho e não deixar ele desgarrar”, sintetiza.

O cirurgião-dentista Silvio Giovaninni entende que a questão é ampla, mas acredita que o presbítero deve ser um elo entre Cristo e os fiéis para a unidade na igreja.

“De forma sucinta, acho que a importância do padre é levar Jesus aos homens e guiá-los em comunidade, através da unidade da Igreja. Isto preserva em nossa sociedade, valores como fé, caridade, amor e família”, acredita.

Já a auditora de qualidade aposentada, Sônia Regina Martimiano Baptista, considera que o padre é muito importante, pois é ungido e escolhido para a missão.

“Sua vocação é graça, apesar das fraquezas humanas que o possam alcançar. Jesus nos propõe: sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai Celeste” (Mt 5, 48). E pela força do sacramento da Ordem, eles são instrumentos vivos do sacerdócio de Cristo. Sem o padre, jamais conseguiríamos nos organizar e crescer espiritualmente”, analisa.

“Por isso devemos rezar sempre pelo sacerdote, para que o Espírito santo os conduza e fortaleça para esta árdua missão”, complementa.

Por outro lado, a secretária Antônia Marisa Prieto ressalta que a comunidade cresce tendo no padre um ser santificado, uma pessoa ungida pelo Espírito Santo, que devemos respeitar como um pai biológico.

“Quando adultos temos nele, um confessor, um amigo, a pessoa que vai nos colocar no caminho da verdade e da paz. Aprendemos com ele a sermos cristãos, amar o outro e a nós mesmos, com suas homilias, conselhos e seus exemplos de irmandade”, sintetiza.

“Muitos passam pela nossa vida, mas sempre temos aquele que nos identificamos mais e nos tornamos irmãos na fé”, frisa.

Na opinião do dono da Livraria Nossa Senhora de Fátima, Rômulo de Sousa Monteiro, o padre não é um ser humano comum ou dispensável, pois sem suas mãos sacerdotais não teríamos o perdão dos pecados.

“E a presença de Cristo vivo nas hóstias consagradas pelo padre a cada Santa Missa, missão dada por Jesus onde apenas eles, filhos prediletos de Nossa Senhora podem cumprir por essa vocação maravilhosa”, comenta.

A assistente administrativo Viviane Aparecida da Silva entende que o padre também é acima de tudo, um grande amigo.

“Para mim tem muita importância, pois além de tê-los como amigos pessoais, os tenho como vocação a vida de leiga e agente de pastoral, como apoio e contribuição na caminhada e carisma vivido”, revela.

Portanto, podemos concluir que os padres são muito importantes como pais para as comunidades, anunciadores do evangelho, resgatadores de ovelhas e amigos para todas as horas.

16/08/2019

Fonte: https://www.diocesesa.org.br/2019/08/a-importancia-do-padre-para-nos/