CONSELHO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS PAROQUIAL

O CAEP, constituído por membros da paróquia, sob a presidência do pároco, é consultivo e tem a finalidade de ajudar na administração dos bens da paróquia (Cânon 537); de assessorá-lo na elaboração de projetos e na gestão dos recursos financeiros, dos bem móveis e imóveis, tendo como único fim a evangelização.

É um órgão importante da administração paroquial e nenhum pároco deve prescindir dele em sua gestão paroquial. O Código de Direito Canônico enfatiza a importância deste conselho: em cada paróquia haja o conselho econômico, que se rege pelo direito universal e pelas normas dadas pelo bispo diocesano; nele os fieis, escolhidos de acordo com essas normas, ajudam o pároco na administração dos bens da paróquia.