CATEQUESE – INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

A transmissão da fé não é tarefa simples e, nestes tempos de mudanças, o desafio é ainda maior, exigindo interdisciplinaridade, atenção e dedicação especial das catequistas. A fé cristã deve proporcionar encontros pessoais e comunitários com Jesus, criar discípulos missionários e jamais ser reduzida a um elenco de normas e proibições.

Por isso, a nossa Paróquia Santa Luzia retomou a catequese de inspiração catecumenal e propõe, a todos os que buscam os sacramentos, uma escola de fé que prepara para a vida cristã (DGC, 130).

O processo de iniciação a vida cristã, organizado em quatro tempos e em três grandes celebrações, possibilita o avanço dos catequizandos na caminhada cristã, celebrando cada passo importante.

No Querigma, crianças, adolescentes, adultos, pais e padrinhos entram em contato com a comunidade para receber o primeiro ou um novo anúncio do Mistério de Cristo. É o tempo de despertar ou de reavivar a fé em Jesus Cristo e a conversão e perceber melhor a missão da Igreja.

Depois do Querigma, a Entrada na Catequese é marcada por uma grande celebração de acolhida, onde os catequizandos recebem o sinal da cruz do Senhor e são convidados a entrar na Igreja e a ouvir a Palavra de Deus, junto com a Comunidade.

Acolhidos no seio maternal da Igreja, são reconhecidos como iniciantes no discipulado. O Tempo da Catequese é a fase mais longa do processo de iniciação à vida cristã.  Durante este tempo, os iniciantes criam familiaridade com a Palavra de Deus, recebem a formação catequética, são iniciados nos ritos litúrgicos e exercitam-se na prática da vida cristã.

No Tempo da Purificação ou Iluminação, no período quaresmal, os catequizandos são ajudados na revisão de vida e no retorno ao primeiro encontro com o Senhor. Os escrutínios e as entregas são próprios deste tempo.

Após a celebração dos sacramentos, a experiência dos iniciados é prolongada como um mergulho maior no mistério da fé: Tempo da Mistagogia

, durante o Tempo Pascal.

A Catequese ecoa, com a força do Espírito, a Palavra de Deus e o Evangelho da vida no coração dos catequizandos e faz a vida de Jesus ressoar, repercutir e transbordar no mundo.

Cfr.

Iniciação à Vida Cristã, Um Processo de inspiração Catecumenal, Estudos da CNBB 97, números 75-89