Dom Nelson: a trajetória e histórias de um homem de Deus

O bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, celebra 80 anos de idade nesta quarta-feira (11/09). Entre as muitas comemorações para o seu aniversário, como a Missa em Ação de Graças, às 19h30, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, e o lançamento do livro sobre sua biografia, logo após a celebração, a reportagem diocesana também presta homenagem a esse grande homem de Deus, num bate-papo descontraído realizado recentemente em sua residência.

Confira os grandes momentos dessa entrevista com muitos fatos marcantes e histórias inesquecíveis da trajetória de Dom Nelson:

Vida atual

“Me considero num estado livre e, ao mesmo tempo, disponível para acolher os pedidos que me fazem em todo sentido, sobretudo no campo da pregação de retiros, palestras, formação para pastorais e grupos, apresentando a espiritualidade dos diversos tempos litúrgicos do ano. Os convites também são bem frequentes. E nada mais importante do que ter um bom acompanhamento médico e estar atento à saúde para viver a vida com alegria e disposição”

Relação com os livros

“Atualmente, também dedico bastante tempo a leitura. Porque dizem que o livro é o melhor amigo. Aproveito o tempo no escritório para ler, escrever, elaborar. Leio livros que me ajudam a preparar os temas que me pedem para discorrer sobre eles. Sou muito de vasculhar as livrarias e ver o que está saindo de novidades”

Paixão pelo futebol

“Desde criança, o sonho era ganhar uma bola no Natal. Daquelas de borracha. Antes fazíamos bolas de meia e depois de couro. Ouvia rádio e irradiava os jogos na infância. Pratiquei bastante futebol até os 33 anos. Era centroavante e dos bons. Chutava com os dois pés, com a bola em movimento. Cabeceava bem. Participei de campeonatos universitários, em Roma. Uma vez montamos um time somente de brasileiros. Empatamos apenas uma partida e ganhamos as demais de goleada. Até hoje gosto de assistir futebol. Sou torcedor do Vasco e do Santos. Quando estudei em Taubaté, entre 1961 e 1964, certa vez estive num Sansão (clássico Santos e São Paulo), no dia 5 de dezembro de 1962, no Pacaembu. O jogo estava 2 a 0 para o São Paulo. Muitos estavam comemorando na arquibancada. Disse, ‘calma, quem ri por último, ri melhor’. O jogo terminou 5 a 2 para o time de Pelé, Pepe, Coutinho e cia (nota – este foi o jogo do título santista do Campeonato Paulista)”

Viagens

“Passei 12 anos da minha vida trabalhando num ofício em que exigia muita viagem. Período em que eu fazia parte do governo geral da minha congregação (Padres dos Sagrado Coração de Jesus – Dehonianos), cuja sede está em Roma. E um dos compromissos era visitar vários países. Todas as casas da congregação. Ficava um mês mais ou menos para fazer o relatório em cada país e voltava à sede para relatar aos colegas. Devo ter viajado mais de mil horas de avião e de carro, no mínimo, mil motoristas diferentes. Hoje tenho mais tempo para visitar e ficar com meus familiares em Santa Catarina”

Residência na Diocese de Santo André

“A decisão foi espontânea e natural. Onde trabalhamos por último é que fica mais normal a permanência. Porque, pessoalmente, nunca tive problemas em me adaptar a algum lugar. Saí de casa com 11 anos e meio. Passei por várias cidades estudando. Fui para o exterior. Então, me habituei a gostar do local onde estou morando. Onde estou, procuro tornar meu habitat. Permanece o vínculo e a amizade com as pessoas. Isso é uma boa preparação para o lugar definitivo”

Envolvimento com a música