Atividade promove resgate da memória de lutas da Igreja no dia 24 de agosto

Fundada em 1812, a bicentenária Igreja Matriz de São Bernardo – Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem é o palco ideal para sediar o Encontro Igreja: História de Profecia – Resgatar a Memória para fazer História, que acontecerá no dia 24 de agosto (sábado), das 13h30 às 18h, no salão comunitário localizado na Rua Pe. Lustosa, 292, no Centro da cidade são-bernardense. O evento contará com a presença do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, que também preside a Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

A atividade contará com momentos de reflexão cujo temas “Vaticano II e Caminhos para a Igreja na América Latina” e “O papel da CNBB no Sínodo da Amazônia” serão apresentados respectivamente pelos padres Felipe Cosme Damião Sobrinho (pároco da Igreja Nossa Senhora da Candelária, em São Caetano) e Alejandro Cifuentes Flores (pároco da Igreja Matriz de São Bernardo).

De acordo com Pe. Felipe, o encontro de estudo resgata a história de três figuras importantes da Igreja no Brasil: Dom Hélder Câmara (1909-1999), que foi arcebispo emérito de Olinda e Recife; Dom Luciano Mendes de Almeida (1930-2006), que foi arcebispo de Mariana; e Dom José Maria Pires (1919-2017), que foi arcebispo da Paraíba.

“Foram bispos que ajudaram a entender a Igreja a partir de nossa realidade, que fizeram muito pela justiça social, pelo bem do Brasil e, principalmente, pela redemocratização do país, seguindo as orientações do Concílio Vaticano II”, destaca.

“Vamos relembrar o Concilio Vaticano II, que fala da importância da Igreja local e da comunhão com a Igreja universal, mas trabalhando sempre um diálogo entre fé, cultura, a partir das realidades do nosso povo. E para falar dos Caminhos para a Igreja na América latina é logico que hoje precisamos falar do Documento de Aparecida e da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Santo Padre Papa Francisco”, adianta.

Por sua vez, o anfitrião Pe. Alejandro disse que o objetivo de sua exposição será resgatar a força e protagonismo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no Sínodo da Amazônia.

“Trata-se do papel da CNBB em um tema que é de interesse não só de uma conferência, senão de várias, reconhecendo que a CNBB já fez um longo caminho como Igreja nessa região e que pode contribuir muito no bom andamento do sínodo”, relata.

Encontro Igreja: História de Profecia – Resgatar a Memória para fazer História

Data: 24 de agosto (sábado)

Local: Salão Comunitário da Igreja Matriz de São Bernardo

Endereço: Rua Pe. Lustosa, 292 – Centro – São Bernardo