Mensagem – Um ano da posse do Padre Clemilson Pereira Teodoro

Querido Padre Clemilson Pereira Teodoro,

Eis nossa saudação e nosso olhar para com o senhor: Sim, querido! Escolhemos esse adjetivo, pois na proximidade da proclamação da Exortação Apostólica Pós Sinodal Querida Amazônia escrita pelo Papa Francisco, parece-nos perceber na sua presença junto de nós, o mesmo olhar do pontífice para com a realidade amazônica. Noutras palavras podemos saudá-lo parafraseando o modo que a Amazônia foi saudada:

Padre Clemilson querido apresenta-se aos olhos da Paróquia Santa Luzia com todo o seu esplendor, o seu drama e o seu mistério.

Esplendor, drama e mistério que não nos é permitido alcançar em plenitude, pois que o segredo do universo que o senhor é, só a Deus é permitido sabê-lo integralmente. Por isso, nós rendemos graças à Trindade Santa por nos conceder tê-lo como condutor de nossa amada Paróquia que, como o senhor sempre nos recorda, é Casa de Deus, Casa de Irmãos. Estamos muito felizes porque hoje comemoramos um ano de sua paterna presença entre nós!

Visitemos as preces que elevamos ao Deus da Vida naquela sexta feira da quinta semana do tempo comum – 15/02/2019 –, quando o senhor assumiu a administração paroquial dessa Casa! Elas podem revelar muito de sua missão e muito de nossa missão nesse um ano tão rico! Naquela ocasião pedimos:

Senhor, que as orientações do Papa Francisco sejam realidade com nossas vidas, para que nós, que somos Igreja, sejamos mais misericordiosos e missionários, buscando os que sofrem nas periferias existenciais.

Misericordiosos e missionários! Deus nos atendeu e continuamos rogando para que Ele nos dê a graça – ao pároco e à paróquia – para que efetivamente a misericórdia e a missão sejam verdade em nossa vida. Em muitos momentos certamente nós as vivemos, mas talvez, para sermos mais plenamente fiéis ao pedido, precisamos vivê-las ainda mais, particularmente junto aos que sofrem nas periferias existenciais, que são tantas e tão doloridas.

Por ocasião de sua posse havíamos pedido também:

Senhor, para que os paroquianos da Santa Luzia, que vivem o ano jubilar, possam celebrá-lo no serviço aos irmãos e irmãs mais sofridos.

É bem especial recordar que o senhor chegou exatamente para nos conduzir na celebração de nosso ano jubilar – as bodas de porcelana! E conforme nosso pedido, sua presença entre nós se fez com “seu olhar samaritano para com os pobres, seu desapego de rigorismos e sua simplicidade marcante”. Assim, vivendo juntos o ano jubilar, sua presença nos fez celebrar também junto aos mais sofridos, de tantos modos, esse tempo tão jubiloso para os irmãos e irmãs dessa Casa – os mais sofridos entre eles.

Por fim, por ocasião de sua posse havíamos pedido:

Senhor, dai ânimo e vigor ao Padre Clemilson na administração paroquial, inspirando-o com Vosso Santo Espírito, no discernimento e na sabedoria, fortalecendo-o no compromisso de ajudar-nos a viver “os mesmos sentimentos de Cristo Jesus”.

E não é que Deus atendeu nossas preces? Em sua pessoa vemos ânimo, ternura e vigor! Temos certeza que Deus lhe cumulou de discernimento e sabedoria e o fortaleceu para que nos ajudasse a viver seu lema sacerdotal – com os mesmos sentimentos de Cristo Jesus.

Assim, aquelas preces são um resumo breve de nossa história contigo e de sua história conosco. A nós e ao senhor só cabe permanecermos firmes e fieis diante do Deus da Vida e continuar nos comprometendo com o jeito missionário e misericordioso de Jesus, o bom samaritano! Nos ilumina a padroeira Santa Luzia que intercede para que tenhamos luz misericordiosa no olhar! Precede-nos a Imaculada Conceição, aquela que crê no Deus que “derruba do trono os poderosos e que eleva os humildes” – ela interceda para que também creiamos e nos comprometamos com o Deus dos pobres e com os pobres de Deus. Seguimos na certeza de que tanto o senhor, quanto cada um de nós, somos drama, esplendor e mistério, para os que conosco convivem. Deus nos dê a graça de que tudo isso seja boa notícia e sinal do Reino, para que – Pároco e paroquianos – possamos celebrar ainda muitos anos de serviço ao Rei dos Reis!

Por esse um ano e pelos que virão é exato dizer: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Paróquia Santa Luzia, Diocese de Santo André

15 de fevereiro de 2020